quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Auto Retrato

Fazer bons retratos, de outras pessoas, é algo difícil. Mas acho que fazer auto-retratos é um pouco pior, talvez apenas seja diferente.
Um dia desses eu estava procurando uma boa foto minha pra colocar no meu blog, no msn e no orkut mas não tava achando nenhuma muito boa, além do que a maioria era antiga, e quase não dava pra eu me reconhecer nas fotos. Resumindo, não havia nada que me agradasse nem que fosse atual. E então surge a idéia: já que é difícil achar alguém para ser vítima para um retrato porque não fazer um auto-retrato? Isso soluciona dois problemas de uma só vez. E foi o que eu fiz, logo abaixo é possível conferir o resultado.
Para fazer o meu retrato a mesma regra, que ditou a maioria das fotos de still, ainda estava valendo. Era necessário muita fita adesiva e improviso. Depois do almoço fui na papelaria comprar dois metros de "tnt"(uma espécie de tecido fininho usado em trabalhos escolares) para usar como fundo. Chegando em casa preparei o quarto. Amarrei uma corda de sisal nas paredes para segurar o fundo, prendi o fundo com pregadores. Peguei uma lâmpada no banheiro, um abajur na sala e uma extensão elétrica para fazer a iluminação de fundo e arrumei a luminária do meu quarto para fazer uma luz lateral e rebatida no teto. Coloquei a câmera eu um tripé e fui tentando várias velocidades e aberturas diferentes até achar a ideal (isso se torna muito complicado quando o fundo é escuro e iluminado e quando vc não pode regular a exposição e estar na frente da câmera ao mesmo tempo).
Em todas as fotos eu usei duas fontes de luz externas (uma lâmpada de 15w branca e uma de 20w azul, ambas eletrônicas), a persiana quase toda fechada e o flash da câmera em um terço de carga.

Esta aqui é a que eu mais gostei:






E esta é a pequena estrutura improvisada, em meu quarto, usada para fazer meus "auto-retratos":

Nenhum comentário: