quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Luzes

Nada como algumas velas e um abajur para dar ao ambiente uma luz suave, um clima agradável e possibilitar algumas boas fotos.




Essa é uma plantinha nova que minha mãe comprou, ficou bem legal com essa contra luz:


terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Cantinho...

Nossa, quanto tempo eu passo no meu quarto... Esse é meu cantinho. Faço um pouco de tudo aqui, leio, na rede ou na cama, fico no computador, conversando com meus amigos ou mexendo em fotos. É um bom lugar.

OS CINCO EUS:

Esses ai são eu e meus eus gêmeos, deu muuito trabalho para fazer essa foto, devo ter gasto +/- 4 horas no computador para fazer a edição, mas valeu a pena, e está ai o resultado.

Esse é meu computador, onde eu passo horas e horas ocupado...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Persianas |=|=|

É bem interessante alguns jogos de sombras que se formam:

Essa aqui é uma das minhas persianas, ou apenas um pedacinho de uma delas:


Algo muito legal é que sempre é possível abri-las para ver o que há no mundo lá fora, dessa vez foi um helicóptero que passava voando:

domingo, 25 de dezembro de 2005

Ho ho ho, Feliz Natal!

Feliz Natal, que natal feliz.
Nossa, é uma época tão bonita a do natal. Luzes por toda a cidade (uma das próximas postagens será com fotos da cidade iluminada), árvores enfeitadas, presentes, que coisa boa...
Essas são algumas das fotos do dia do natal aqui em casa.

Nossa árvorezinha de natal, que eu mesmo montei e decorei:


Não há nada como a ceia de natal, hum que delícia:


Lembra da foto do meu cachorrinho dormindo na minha cama? Esse ai é ele pedindo para a minha mãe o presente de natal que minha avó deu pra ele, um ossinho:

sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Seven-Up

QUENTE, muito quente. Que sol! Nossa, fazia muito tempo que não esquentava tanto, e...
...alguma idéia???

Sim! Refrigerante gelado, para aliviar o calor e para fotografar!
Esse sol todo é inspirador para brincar com gelo, esvaziei quatro formas de gelo e coloquei o gelo em uma tigela de vidro, pequei minha pequena latinha de 7up. Fui para o sofá da sala para que a luz do sol iluminasse a latinha e o gelo e fiz algumas fotografias, ai estão duas das melhores fotos:


quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

No Negativo

Ontem acabei o rolo de filme, ASA 400, que esta na Olympus, e no mesmo dia mandei revelar o filme e ampliar as fotos. Recebi as fotos hoje. O resultado foi bom, valeu como uma ótima experiência e serviu para avaliar onde há erros ao fazer as fotografias.
As fotos que eu mais gostei são essas aqui. Eu as digitalizei.

Essa foi tirada ao lado do prédio onde minha avó mora, são de umas orquídeas plantadas sobre o tronco de uma arvore.


Essa é da grade do apartamento da Ch Branca, estava chovendo e eu aproveitei para tentar um efeito com as gotas que escorriam pela grade. A imagem digitalizada não ficou tão boa, ela perdeu quantidade significativa de qualidade, o scaner tá uma porcaria pra escanear negativos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Foto na LATA!

Durante o segundo Jamboree Nacional (Em Caucaia, Ceará, 2003) eu participei de uma base onde havia diversas atividades, uma delas era de fotografia (oh, que surpresa...). E nesta base fizemos fotos com uma lata de Nescau e papel fotográfico preto e branco.
A técnica da foto é a mesma da chamada Pin Hole. A foto é feita em uma câmera escura (no caso é a lata de Nescau) e a luz passa por um pequeno orifício (pequeno mesmo, quase não dá pra ver) feito em uma folha de papel alumínio localizada na outra extremidade da câmera. A foto é feita quase que na sorte, pois é difícil de calcular o tempo necessário para a exposição ideal, e também é um pequeno problema realizar o enquadramento ideal.

Essa é a foto que eu fiz:

A foto foi feita na beira de um laguinho. Do outro lado é possível ver as palmeiras e o acampamento. A metade de baixo da foto é o reflexo na água.

Hoje ficou pronta uma cópia em tamanho 15x21 dessa foto, eu a digitalizei e mandei pra loja de fotografia na UnB para imprimir em papel fosco. Saiu 1 real cada cópia, pedi duas...
Dá saudades ver essa foto e lembrar dos bons momentos no Jamboree.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Auto Retrato

Fazer bons retratos, de outras pessoas, é algo difícil. Mas acho que fazer auto-retratos é um pouco pior, talvez apenas seja diferente.
Um dia desses eu estava procurando uma boa foto minha pra colocar no meu blog, no msn e no orkut mas não tava achando nenhuma muito boa, além do que a maioria era antiga, e quase não dava pra eu me reconhecer nas fotos. Resumindo, não havia nada que me agradasse nem que fosse atual. E então surge a idéia: já que é difícil achar alguém para ser vítima para um retrato porque não fazer um auto-retrato? Isso soluciona dois problemas de uma só vez. E foi o que eu fiz, logo abaixo é possível conferir o resultado.
Para fazer o meu retrato a mesma regra, que ditou a maioria das fotos de still, ainda estava valendo. Era necessário muita fita adesiva e improviso. Depois do almoço fui na papelaria comprar dois metros de "tnt"(uma espécie de tecido fininho usado em trabalhos escolares) para usar como fundo. Chegando em casa preparei o quarto. Amarrei uma corda de sisal nas paredes para segurar o fundo, prendi o fundo com pregadores. Peguei uma lâmpada no banheiro, um abajur na sala e uma extensão elétrica para fazer a iluminação de fundo e arrumei a luminária do meu quarto para fazer uma luz lateral e rebatida no teto. Coloquei a câmera eu um tripé e fui tentando várias velocidades e aberturas diferentes até achar a ideal (isso se torna muito complicado quando o fundo é escuro e iluminado e quando vc não pode regular a exposição e estar na frente da câmera ao mesmo tempo).
Em todas as fotos eu usei duas fontes de luz externas (uma lâmpada de 15w branca e uma de 20w azul, ambas eletrônicas), a persiana quase toda fechada e o flash da câmera em um terço de carga.

Esta aqui é a que eu mais gostei:






E esta é a pequena estrutura improvisada, em meu quarto, usada para fazer meus "auto-retratos":

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

O Pantanal...

Essa foi inesquecível! Fui para o Pantanal com o G.E. Lis do Lago nas férias de julho de 2004. Foi uma das, senão a, melhor viajem que eu já fiz na minha vida. Que lugar lindo esse. E ai embaixo estão algumas de minhas fotos desse lugar.
Essa é uma foto que eu tirei no Pantanal é uma de minhas favoritas, tá até na parede do meu quarto. Ela foi batida durante uma caminhada em trilhas de um parque ecológico, em um dia nebuloso e muito bonito... Se não fosse pela neblina estaria um sol de rachar, e ai não dava pra fazer essa foto, e muito menos andar todo o caminho que andamos.


Essa também foi da trilha:


E cada passo era uma surpresa, isso ai é um fóssil de um animal marinho, e estava no meio do pantanal (centro do continente), incrível não???

terça-feira, 13 de dezembro de 2005

Favoritas, antigas.

Eu estava vendo algumas fotos, não tão recentes, mas que não chegam a serem exatamente antigas, em álbuns e aqui no computador e então decidi coloca-las aqui no meu blog. Essas são algumas das fotos que eu mais gosto, por serem boas fotos, e também por trazem boas lembranças.

Estas foram umas das primeiras fotos que eu bati com minha A75, ambas na mesma posição, só que uma tinha o sol direto iluminando o fundo outra não tinha:



Esta outra é uma das fotos do famoso por do sol do Grupo Escoteiro Lis do Lago:

E mais uma foto da nossa belíssima cidade. Isso ai é a fonte que fica em frente a torre de TV:

E para completar fotos de cidades, esta aqui é a estrada entre Paraty e Angra dos Reis (Ambas do Rio de Janeiro), foi ano passado, na viajem do 1º ano do Galois, quando fomos visitar a usina nuclear:


Por hoje é só pessoal. Amanhã eu coloco mais de minhas fotos, acho que vão ser sobre natureza, talvez sobre o Pantanal.

domingo, 11 de dezembro de 2005

Sabonete...

Noite de sábado para domingo. Sai do grupo escoteiro e não estava a fim de vir pra casa, então fui no Península Shopping (Lago Norte) com amigos do grupo, foi muito legal, eu estava precisando de sair um pouco para relaxar após um longo sábado de provas. Quando cheguei em casa não tinha muito o que fazer. Então surgiu uma idéia, fazer uma propaganda fantasma para praticar um pouco mais fotografias de still.
Fazer sobre qual assunto, sobre que objeto??? ...Sabonetes!
Dai até montar tudo sai pela casa catando o que seria necessário. Fui ao armário peguei uma toalha amarela velha depois fui ao banheiro e peguei 4 sabonetes e uma esponja (para fazer a espuma). Ajeitei tudo sobre a minha escrivaninha coloquei dois rebatedores e arrumei a posição da luminária.

Tá ai a foto que saiu, com o material bastante improvisado e um tanto de criatividade:

Canon PowerShot Pro 1 1/10s e f/8, balanço de branco em Tungsten e foco manual.

E esse ai é o minha mesa com o material para a foto:


Essa foto foi batida por trás da câmera e o que se vê ao centro é o visor da Olympus:


As próximas vão chegar logo... Ainda falta descobrir sobre o que serão... Aguardem...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Mini estúdio de still

Vendo lente Canon.

Essa semana tive a tarde mais tranqüila, deu tempo de fazer umas coisas que eu queria já ter feito a um bom tempo, como: Selecionar as fotos da viagem para a Europa que iriam ser impressas, dar uma organizada nos arquivos no computador e também fazer alguma "propaganda" para vender minha lente conversora de grande angular. E também fiz algo que nunca tinha feito antes, que é montar um mini estúdio de still no meu quarto.
Pra ser mais exato foi na escrivaninha que eu montei o estúdio, que é basicamente uma cartolina branca (para um fundo infinito), uma folha de papel A3 (para usar como rebatedor), a persiana para ajudar a controlar a luz que entra pela janela, e uma luminária que sempre fica encima da escrivaninha. Muita fita adesiva e alguns espetinhos de madeira para churrasco também são muito úteis nesse improviso todo para fazer o mini estúdio, aqui o que vale é a criatividade. Um estúdio de still serve para fazer fotos de still, que são basicamente fotos de objetos.
Aqui a primeira vez que montei:


Foto da segunda montagem do mini estúdio:


E aqui estão algumas das fotos que eu tirei no meu mini estúdio de cartolina...





Em breve eu pretendo continuar minhas fotos de still e melhorar cada vez mais. Quem sabe não aparecem novas fotos no meu mini estúdio improvisadíssimo depois que eu voltar de viagem...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Vendo lente Canon:

(Clique nas fotos para ampliar)

foto: Jean P. X. Peixoto


Vendo essa lente! É uma Canon WC DC52 0.7x Φ52mm, conversora de grande angular (wide conversor) com quase nenhum uso, comprei na Inglaterra, usei durante a viajem por uns 10 dias e aqui em Brasília usei só umas 2 vezes. O preço é de R$ 375,00, aberto a negociações. A lente pode ser encontrada em lojas por aproximadamente R$ 460,00.
*Acompanha um porta-lentes em couro(Foto acima), original da Canon, e caixa original do conversor.

Também vendo um adaptador para filtros, modelo LA DC52C com Φ52mm (diâmetro da montagem frontal) que pode ser usado com câmeras digitais da Canon da série A (A 60, A70, A75, A85). Também com pouquíssimo uso. O preço da lente e do adaptador, juntos, é de R$ 380,00, também aberto a negociações. O adaptador é encontrado nas lojas por aproximadamente R$ 89,00.
*Acompanha um porta-lentes em couro(Foto acima), original da Canon, e caixa original do adaptador e do conversor.

Interessados entrem em contato por e-mail ou msn mesenger: jeanpeixoto@hotmail.com

O conversor tem montagem traseira de 52mm e converte com fator 0.7x, pode ser usado em lentes de qualquer marca e em qualquer câmera com Φ menor ou igual 52mm (com step-up ring
para lentes menores que 52mm, vendido separadamente)
para diminuir a distância focal e aumentar o campo visual. Em uma lente 35mm o campo visual se torna equivalente a uma lente 24mm, em uma lente 28mm equivale a 19mm.

Foto tirada com uma Canon A75 (câmera cinza na foto logo abaixo) sem a lente conversora (equivalente a 35mm):


Foto tirada na mesma posição com a mesma câmera e com a lente conversora (equivalente a 24mm):

Canon A75 com a lente conversora acoplada:

Foto de uma Olympus OM-2 de 1978 com lente 28mm (com step-up ring 49-52) e lente conversora acoplada, ficando com lente equivalente a 19mm:

Interessados entrem em contato por e-mail ou msn mesenger: jeanpeixoto@hotmail.com

sábado, 3 de dezembro de 2005

P.A.S. para todos.

Hoje fiz minha prova do P.A.S., da segunda etapa...
Pela manhã é claro que não ia estudar, e para me distrair, um pouco, juntei umas folhas de papel, meu canivete e bati essa foto (olha ai em baixo), gostei um bocado dela, então decidi colocar aqui...

Canon Pro 1, 1/80s f/8.0, foco e white balance manual

E essa outra foto, também tirei hoje, mas foi depois que eu voltei da prova, tomei um bom banho e descansei um pouco. Esse ai é o meu cachorro, o Fluke, pra variar dormindo sobre minha cama:

Canon Pro 1, 1/100s f/3.5, foco manual e flash(embutido na câmera) em 2/3 de carga.